TronoDeGloria.com.br


RESGATE DE SANGUE.


03 - Jesus, perdoador e resgatador - Ef 1:7; Mt 20:28; 1Tm 2:6


Jesus foi coroado Rei dos Judeus, coroa de espinho.

3.1 - Trataremos unicamente da capacidade de Jesus de perdoar pecados e ser o resgatador da humanidade da mão do Diabo, explicando isto. O resgate do Velho Testamento era apenas uma figuração de Jesus, não é o alvo do nosso assunto.

3.2 - Que é resgate? Resgate é pagamento. Mas não é o pagamento por uma compra. É o pagamento por uma recompra. Em outras palavras: resgate é pagar por uma coisa que já era nossa e a queremos de volta porquê de alguma forma foi perdida. Exemplo: resgate por vítima de sequestro.

3.3 - Então temos a primeira compreensão sobre resgate. Jesus, como resgatador, ao morrer na cruz, estaria recomprando as almas que foram perdidas por alguém. A NOVA ALIANÇA - O plano da redenção da humanidade, falamos bastantes sobre a queda da humanidade e a perda do poder sobre a morte, de adão para o Diabo. (Sl 40.7,8)

Do alto da cruz, Jesus via os soldados disputarem seu manto.

3.4 - Adão e Eva tinham muitos poderes antes de pecarem, e perderam a maioria, para Satanás no jogo do pecado. Os principais poderes eram: vida eterna, inocência, dominio sobre terra céus e mares, dominio sobre animais, dominio sobre o próprio corpo, não adoeciam, inexistência de inferno, inexistência de infelicidade, inexistência de doenças físicas e mentais, inexistência de pobresa, inexistência de sentimentos ruins, tais como: ódio, inveja, e outros, enfim, a vida na terra era simplesmente perfeita, e esta vida perfeita Adão perdeu para o Diabo ao pecar.

3.5 - Das diversas bênção alcançadas por Jesus ao morrer na cruz do calvário, estaremos falando especificamente de duas: perdão e resgate, alcançados por Jesus como prêmio pela sua morte na cruz do calvário.

3.6 - O perdão diz respeito à capacidade de Jesus perdoar os pecados da humanidade, sem limites e fora de tempo. O resgate, diz respeito à capacidade de Jesus resgatar o pecador das mãos de Satanás.

"Pilatos: Solto quem? Jesus ou Barrabás? Multidão: Barrabás..." Mt 27:17

3.7 - Jesus Perdoador - Quando Jesus se apresentou como profeta de Deus, todos queriam saber das capacidades daquele profeta, quando Ele fez uma cura, (Mateus 9:2) disse: "Filho, estão perdoados os teus pecados". Isto foi a coisa mais absurdo que alguém poderia dizer naquele lugar e naquele momento. Como poderia um homem de carne e osso, filho de um carpinteiro, poderia agora, começar a perdoar pecados dos outros. Afinal, só Deus teria poder para perdoar pecados dos homens.

3.8 - Jesus, onisciente, atributo divino, percebeu que maquinavam no coração pensamentos maus. E disse:"Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa". Mateus 9:6. Jesus queria deixar escancarado que Ele era divino e que por ser divino, tinha poder para perdoar os pecados dos homens. Veja, este fato aconteceu, obviamente, antes de Jesus morrer, antes de pagar o preço da redenção da humanidade, Ele já podia tudo, pois era um homem/Deus. Meu pai pode muito bem me pagar adiantado por um serviço que ainda não fiz.

3.9 - Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, são perfeitos, não cometem nenhum tipo de erro, por isto, um e outro podem concordar com o outro vai fazer, antes de fazer. Deus Pai atendia tudo que o Deus Filho pedia enquanto em carne, porque tudo que Ele pedia ao Pai, era absolutamente a vontade do pai. Jesus pedia e o Pai atendia, por isto a figura de Jesus automaticamente se confundia com a figura do Deus Pai e assim são Eles.

Jesus padeceu horrores na crucificação.

3.10 - Jesus Resgatador - A primeira indicação de que Deus mandaria Jesus para ser crucificado pelos nossos pecados está em (Gn 3:15) "esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" - dízem: Que o Diabo feriu os canhares de Jesus na cruz com os pregos, e Jesus feriu a Satanás ao vencê-lo na cruz. E daí para frente por todo o Velho Testamento a Bíblia vai avisando que Jesus virá para ser crucificado para pagar pelos nossos pecados. (Hb 9.28; 10.10-18)

3.11 - "Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado". Hb 10:18 Jesus já pagou aconta pela nossa vida, e pagou integralmente, não deixou nenhum saldo devedor, é só tomar posse. Não há motivo para ficar pagando pecado, ainda hoje se vê gente pagando promessa, tudo já foi pago pelo Senhor Jesus, lá na cruz. (1 Pe 2.24); (Is 53.3,4),

3.12 - É Jesus quem restaura a nossa comunhão com Deus. (Rm 5.6-11; 2 Co 5.18,19; 1 Pe 1.18,19). Até a "morte" de Jesus, a humanidadese encontrava em estado de inimizade com Deus, Jesus restaurou este estado de inimizade ao comprar cada um de nós a preço de sangue."Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos". Marcos 10:45; "o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo" 1Timóteo 2:6

Jesus pagou o preço de sangue e cruz pela sua salvação.

3.13 - Jesus pagou um alto preço pelo resgate do ser humano: foi traido, preso, cuspido, processado, levou muito tapa na cara, murro na cara, paulada por todo o corpo, açoite com chicote com pregos dobrados nas pontas, carregou a cruz, foi chingado, coroado com espinhos, crucificado e furado no peito com uma lança, morto sendo inocente, verteu todo o sangue na cruz do calvário até correr água. Só de pensar nisto já corta o nosso coração, temos que dar a melhor resposta para Jesus... SIM, eu aceito Jesus como Senhor e Salvador de minha vida.

3.14 - Dizemos que Jesus é o resgatador da humanidade. Mas na verdade, Jesus de fato não é o resgatador da humanidade, Ele é sim, resgatador dos humanos que resolvem parar de obedecer ao Diabo e passam a obedecer a Jesus, isto porque a humanidade o rejeita. Quando alguém resolve sair do comando de Sataná e vai para o comando de Jesus, este alguém será resgatado por Jesus. Na verdade o projeto de Deus é o resgate, salvação de todo a humanidade, mas a grande maioria das pessoas prefere o Diabo a Jesus, a exemplo disto, foi o que aconteceu na hora do julgamento de Jesus: "quem será crucificado, Jesus ou Barrabás? Jesus..."Estes são os dois reinos: reino de trevas, Satanás e reino de luz, Jesus. Colocenses 1:13.

3.15 - Outra questão profunda é: porquê Jesus tem que resgatar os humanos da mão do Diabo? Porque Satanás, infelizmente é o rei deste mundo, "o mundo jaz (está) na mão do maligno" 1João 5:19; (2Co 4:4; Efézios 2:2; João 12:31), o domínio de Satanás é condicionado à vontade permissiva de Deus. Mas Satanás tem domínios parcial sobre os reis da terra e sobre toda a humanidade. Ele só não domina sobre aqueles que vão se dobrando ao pés de Jesus.




  • Home
  • Topo




February 04, 2017 | All copyrights reserved.